09/09/2021 / Imprensa

A Ensinger apresenta uma estratégia climática

A empresa de processamento de plásticos aposta em energias renováveis e ciclos de materiais

A indústria de produção e, em especial, a indústria do plástico têm um papel fundamental na contenção das mudanças climáticas. Neste sentido, os proprietários e a direção do grupo Ensinger assumem a responsabilidade de limitar e gradualmente reduzir os gases de efeito de estufa emitidos pela empresa, nomeadamente de acordo com as metas climáticas de Paris.

A estratégia climática da empresa de processamento de plásticos agora aprovada determina que primeiro deve ser feito um registo abrangente das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE). Com base nisto, a Ensinger irá decidir metas de redução no decorrer do atual ano fiscal. O balanço e a formulação de metas devem ser efetuados de acordo com os padrões internacionais. A intenção é atingir e adotar as metas de redução da Science-Based Target Initiative, uma organização independente para o controlo orientado das atividades. As medidas de redução de GEE decorrentes das metas assentam sobretudo na gestão energética e nos recursos materiais. Assim, a percentagem de energia adquirida e de produção própria proveniente de energias renováveis deve ser gradualmente aumentada. Da mesma forma, cada vez mais materiais devem ser integrados num ciclo de materiais.

A Ensinger já efetuou trabalhos preparatórios muito importantes para este processo: já está há muito estabelecido um sistema fiável de gestão energética e ambiental. Em cooperação com a empresa ClimatePartner foi criado um balanço de CO2 para dois anos. A percentagem de energia de fontes renováveis tem sido continuamente aumentada, na fábrica de Cham todo o consumo de energia será convertido já no decorrer deste ano fiscal para energia ecológica. Da mesma forma, a quota de materiais reciclados utilizados e processados internamente sofreu recentemente um aumento considerável.

Como membro da administração, o Dr. Oliver Frey é responsável pelo desenvolvimento da estratégia climática na Ensinger. "Acreditamos com otimismo que em poucos anos será possível eliminar as emissões controladas diretamente pela empresa a nível global. O nosso objetivo é desempenhar a nossa atividade económica com neutralidade climática, se possível sem adição de projetos de compensação externos", afirma o Dr. Oliver Frey.

Como membro da administração, o Dr. Oliver Frey é responsável pelo desenvolvimento da estratégia climática do grupo Ensinger. (Foto: Ensinger)
Nufringen em Baden-Württemberg é a sede principal da Ensinger, empresa de processamento de plásticos. A indústria de produção tem um papel fundamental na contenção das mudanças climáticas. (Foto: Ensinger)
Em Rottenburg-Ergenzingen situa-se a maior fábrica de moldagem por injeção do grupo Ensinger. As medidas para redução da emissão de CO2 assentam na gestão energética e nos recursos materiais. Assim, a percentagem de energia proveniente de energias renováveis deve ser gradualmente aumentada. Da mesma forma, cada vez mais materiais devem ser integrados num ciclo de materiais.  (Foto: Ensinger)
Pioneira na proteção do clima. Quem deseja poupar energia no setor da construção e, dessa forma, reduzir a emissão de CO2, precisa, entre outros, de janelas, portas e fachadas com isolamento térmico altamente eficiente. Para tal contribuem os perfis de isolamento em plástico insulbar® da Ensinger que são utilizados como isolamento térmico das camadas interiores e exteriores dos caixilhos de alumínio. Já em 1977, a Ensinger fazia um trabalho pioneiro com as primeiras barras de isolamento térmico fabricadas em série para janelas em metal. Em 2013, a Ensinger passou a ser o primeiro fabricante de um perfil de isolamento reciclado no mercado: o insulbar RE alia a eficiência energética e a sustentabilidade. Entretanto, a gama foi ampliada com o insulbar RE-LI, um perfil de PA 66 espumada de material reciclado não misturado. (Foto: Shutterstock)

sobre o insulbar

A Ensinger GmbH é um dos líderes mundiais no desenvolvimento e na produção de perfis de isolamento térmico para a construção de janelas, portas e fachadas. Os perfis introduzidos no mercado sob o nome de marca insulbar geram o isolamento térmico das camadas interiores e exteriores dos caixilhos de metal. Isolamentos com os perfis insulbar alcançam os melhores valores no que diz respeito à poupança de energia e à redução dos custos de aquecimento e de arrefecimento. Os perfis insulbar® cumprem, assim, os mais elevados requisitos de qualidade em todos os aspetos. Há 40 anos que a sua utilização é um grande sucesso ao nível internacional.

Sobre o Ensinger

O Grupo Ensinger dedica-se ao desenvolvimento, produção e venda de compostos, produtos semiacabados, perfis e partes técnicas de plásticos de construção e de alto rendimento. A Ensinger emprega uma multiplicidade de processos de fabrico, sobretudo extrusão, processamento mecânico e moldagem por injeção. Com um total de 200 colaboradores em 3 unidades, esta empresa familiar está representada internacionalmente em todas as regiões industriais importantes com instalações de produção ou filiais de vendas. www.ensingerplastics.com

Contato de imprensa e mais informações:

RP e comunicação de produtos de construção